Pernas pesadas no fim do dia

Pernas pesadas: Dr. Felipe Coelho explica em detalhes as causas nesse texto. Confira!!

A sensação de pernas pesadas no fim do dia é uma queixa comum no consultório do Cirurgião Vascular.

Muita gente vem preocupada procurar atendimento médico por sentir as pernas pesadas no final do dia, especialmente após longos períodos sentada, em pé ou caminhando muito ao longo do dia.

Antes de explicar porque as pernas ficam pesadas, eu gostaria de conversar sobre o funcionamento da circulação.

Para que o sangue retorne ao coração, os músculos das pernas precisam ser ativados, em especial os músculos da panturrilha, a famosa "batata da perna". Esses músculos, ao contrair, comprimem as veias e ejetam o sangue em direção ao coração.

O mecanismo de contração dos músculos é fundamental para promover o retorno venoso.

Pois bem....quando o sangue fica parado nas veias das pernas, sem ativação dos músculos da panturrilha, a pressão nas vias aumenta, e consequentemente sentimos desconforto nas pernas.

Pode ser peso, cansaço, queimação, ardência ou mesmo inchaço nas pernas decorrentes dessa condição do sangue mais parado nas veias.

Se você trabalha como secretária, balconista, advogada, dentista, vendedora, professora ou qualquer profissão que te obriga a ficar parda na mesma posição, em algum grau é possível que você sinta peso nas pernas.

E o fato de se movimentar menos é o principal fator de risco para o desenvolvimento da sensação de peso nas pernas. Pessoas que ficam paradas muito tempo, seja sentada ou em pé estão sujeitas a sentir peso nas pernas.

Agora que você já entendeu porque aparecem os sintomas, vamos conversar sobre como prevenir o surgimento desses sintomas.

Movimentar-se é a palavra de ordem!!!

Quanto mais a gente se movimenta, mais os músculos da perna são ativados e melhor funciona o retorno venoso. Fazer pequenas caminhadas a cada 30-40 minutos ajuda a musculatura das pernas a retornar o sangue para o coração. Não fique parada!

Porém, existem algumas pessoas que sofrem com varizes, e as varizes são uma causa de peso nas pernas. As varizes são veias dilatadas e tortuosas, e por causa disso acumulam sangue e consequentemente observamos aumento da pressão venosa na perna da pessoa que sofre com varizes. Essa pressão aumentada nas varizes causa a sensação de peso.

Quando a pessoa tem varizes e sofre com peso nas pernas, há indicação de tratamento das varizes.

O tratamento pode ser feito com uso de meias elásticas, atividade física e medicamentos que melhoram o retorno venoso. Movimentar-se ao longo do dia também ajuda o bom funcionamento da circulação.

Mas algumas pessoas vão precisar de tratar as varizes.

Pode ser cirurgia, laser ou espuma, a depender de cada caso. Clique nos tipos de tratamento para saber mais. O tratamento das varizes melhora muito os sintomas!!!

Importante é você procurar um Cirurgião Vascular, ele pode te ajudar a identificar seu problema e saber se existe a necessidade de realizar um tratamento mais específico.

Conte comigo para te ajudar a cuidar da sua saúde vascular!!