Blog

Como melhorar as varizes naturalmente - isso é possível?

Dr. Felipe Coelho explica se existem maneiras
Dr. Felipe Coelho explica se existem maneiras

Uso de salto alto, passar muito tempo em pé, cruzar a perna por muito tempo, usar roupa apertada, fazer exercícios físicos, ficar muito tempo sentada, comer carne de porco....a lista de causas de varizes é longa....mas será que é tudo verdade? Ou algumas dessas causas são mito?

As varizes tem uma causa hereditária, genética, vem dos pais para os filhos e acomete mais as mulheres que os homens. Costuma se manifestar depois dos 25-30 anos, e tem alguns fatores de risco bem definidos:

- Hereditariedade;

- Gestação;

- Uso de hormônios anticoncepcionais;

- Obesidade.

O fator de risco mais importante, disparado, é a genética: as pessoas com varizes tem parentes com varizes. Vem escrito no DNA. Durante muito tempo, acreditou-se que o comportamento das pessoas poderiam causar varizes. Mas isso gradualmente foi sendo questionado e sistematicamente removido como causa de varizes.

Dessa forma, esses fatores que mencionei no início do texto ( como salto alto, passar muito tempo em pé, usar roupa apertada, fazer atividade física, ficar muito tempo sentada, comer carne de porco etc) não estão diretamente envolvidas no aparecimento das varizes. 

"Nossa Felipe....nada disso causa varizes?"

Não....nenhum estudo conseguiu definir que esses comportamentos causam varizes. Parece incrível, mas é tudo lenda urbana.....Não há correlação entre o comortamento das pessoas e o aparecimento das varizes......

E Isso tem um lado bom e um lado ruim, que explico a seguir.

01. O lado bom é que você pode tirar o peso das das costas de que suas varizes são causadas pelo seu comportamento!! Pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas, usam salto alto ou roupas justas ou mesmo são sedentárias não desenvolvem varizes por causa disso. 

02. O lado ruim é que, independente do seu comportamento, se sua genética determinar que você vai desenvolver varizes, elas vão aparecer!!!

Então pessoal, a situação é essa: se a genética for favorável, as varizes tendem a aparecer, independente do comportamento.

Então, seguindo esse raciocínio, não há maneiras "naturais" de melhorar as varizes. 

E aqui é importante separar dois aspectos diferentes, as presença de veias dilatadas nas pernas e sintomas como dor, peso, cansaço, queimação, desconforto e inchaço nas pernas - que as pessoas podem sentir mesmo sem apresentar varizes.

As varizes - veias dilatadas e tortuosas nas pernas - tem um único tratamento: removê-las. Pode ser feito por cirurgia, aplicação ou laser, mas sempre será necessário um tratamento médico para tirar as varizes. Não há nenhuma forma "natural" que resolva ou diminua as varizes.  

Fazer exercícios físicos, perder peso, evitar longo períodos em pé ou sentada, evitar salto alto e roupas apertadas podem melhorar os sintomas como dor, peso e cansaço nas pernas. Mas para aqueles que tem varizes - veias dilatadas e tortuosas nas pernas - vai precisar passar por um procedimento médico com o Cirurgião Vascular.

Assim, se você é uma pessoa que apresenta varizes, isso tem uma característica genética, e você precisa de uma avaliação feita por um Cirurgião Vascular, que é o especialista indicado para fazer o diagnóstico e o tratamento das varizes.

Em Londrina-PR e região, conte conosco para realizar o tratamento das suas varizes. 

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br