Blog

Aplicação de vasinhos com glicose

Dr. Felipe Coelho explica o tratamento dos vasinhos com aplicação de glicose - saiba tudo em detalhes!!
Dr. Felipe Coelho explica o tratamento dos vasinhos com aplicação de glicose - saiba tudo em detalhes!!

"Secar vasinhos", "aplicação de vasinhos", "escleroterapia", "esclerose de vasinhos", existem muitos nomes para um procedimento bastante comum no consultório do Cirurgião Vascular: a injeção de um medicamento dentro dos vasinhos e pequenas varizes que promove a esclerose desses vasinhos.

Quais vasos podem ser tratados com aplicação?

Os vasos que apresentam melhor resposta ao tratamento com aplicações são os vasinhos vermelhos e roxos (também conhecidos como "telangiectasias") e as varizes de menor calibre.

O Cirurgião Vascular injeta uma pequena quantidade de um medicamento dentro dos vasinhos, usando uma aula bem fina que, ao preencher todo o trajeto do vaso, ocorre uma irritação no vasinho que vai promover a sua esclerose e consequente desaparecimento.

Quais são os medicamentos que podem ser utilizados para realizar as aplicações?

A glicose hipertônica é o medicamento mais utilizado no Brasil para realizar as aplicações de vasinhos. Todavia, existem outros como o poliocanol, a etanolamina, a glicerina crômica e a salina hiertônica.

Por que a glicose é a mais utilizada? 

Primeiro porque ela é extremamente segura, não existem relatos de alergia ou reações com o uso dessa medicação. Segundo, a glicose apresenta ótimos resultados. Dessa forma, estão reunidos dois fatores muito importantes para sua escolha: segurança e bons resultados.

Como a glicose funciona na aplicação de vasinhos?

A glicose é uma substância altamente concentrada em relação ao sangue quando injetada dentro do vasinho. Ela promove uma agressão nas células de dentro do vasinho, causando sua esclerose. A glicose é conhecida como um esclerosaste osmótico de baixa potência. 

Quanto tempo é possível ver os resultados do tratamento?

Normalmente após 10-15 dias já é possível observar a melhora do aspecto das lesões, entre 50 e 60% de clareamento da área submetida ao tratamento. 

Dependendo da quantidade vasinhos, a melhora pode ser maior ou menor. É comum precisar de mais sessões na mesma região para clarear totalmente os vasinhos.

Normalmente não precisa de repouso, a recuperação é imediata, e pode-se retomar as atividades cotidianas imediatamente após a sessão.

Quando o resultado é insatisfatório, pode trocar o esclerosante?

Sim, podemos lançar mão de agentes esclerosantes mais potentes, como o polidocanol. Quando a resposta é pobre com a glicose, o polidocanol pode ser empregado para alcançar melhores resultados.

O cirurgião Vascular é o médico indicado para definir a melhor opção de tratamento para o seu caso. Se você tem vasinhos, agende uma consulta com seu Cirurgião Vascular e faça seu tratamento!!!

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br